Seja bem vindo ao nosso site Rádio Autentica radioautentica.net!

Banner Cabecalho 01
Banner Cabecalho 02

Buscar  
No Ar
Locutores
Anoar kader
Aline Mota
Fernando Medeiros
Paulinha steves
Paulo Isaias
Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Videos
26/03/2025Dilsinho, Sorriso Maroto - Pequenos Detalhes
26/03/2025Turma do Pagode, Ferrugem, Mumuzinho - Duvido
26/03/2025Grupo Fina Poesia - Ce Vai Lembrar de Mim
Top Música
1
Luan SantanaEscreve Aí
2
Avioes do ForróFiquei Sabendo
3
Jorge e MateusNocaute
4
DanielSó o amor
5
Henrique e JulianoDeixa ela saber
Estatísticas

Visitas: 1045

Notícias

Entenda o piebaldismo, condição rara que altera pigmentação da pele e pode ser confundida com vitiligo

Publicada em 18/04/2025




Entenda o piebaldismo, condição rara que altera pigmentação da pele e pode ser confundida com vitiligo
Entenda o piebaldismo, condição rara que altera pigmentação da pele e pode ser confundida com vitiligo  (Foto: Reprodução)
Mutação genética provoca ausência de melanócitos e requer cuidados com o sol, já que pele sem pigmento é mais sensível. 'Faz Bem': entenda o piebaldismo, condição frequentemente confundida com vitiligo

A Vitória tem três meses e já chama atenção ponte onde passa. Ela nasceu com uma mecha branca no cabelo, igual a da mãe, Pamella Sandy. Elas têm piebaldismo, uma condição genética rara que provoca a ausência de pigmentação na pele.

? Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp

"Na hora que ela nasceu, eu estava de touca, então as pessoas não estavam entendendo muito o que estava acontecendo. E aí foi que meu marido gritou, 'ela é careca, ela é careca'. [...] A única pessoa certa da cabeça foi a fotógrafa, que falou assim, 'não, ela tem o cabelo igual a mãe dela'. Aí vieram as enfermeiras, tiraram a minha touca 'pra' ver o meu cabelo e aí constataram que ela tinha vindo com o cabelinho branco igual o meu", relembra Pamella.

Pamella herdou a condição do pai e hoje vê a mesma característica se repetir na filha. Além dela, uma das sobrinhas, filha de seu irmão mais velho, tem a mesma condição.

O que é o piebaldismo?

É uma condição genética que provoca a ausência de melanócitos, as células responsáveis pela produção da melanina, o pigmento que dá cor à pele, aos olhos e aos cabelos. Isso resulta em manchas brancas ou áreas sem coloração, geralmente no centro da testa, cabelo e tronco.

Essa mutação genética não é uma doença e na maioria das vezes não exige tratamento, mas requer cuidados com o sol, pois a pele sem pigmento é mais sensível.

"[O piebaldismo] não escolhe sexo, então o gênero feminino e masculino é de igual, não tem predisposição. E ele é desde o nascimento que aparecem características", explica Fernanda Ayala, médica geneticista. "Os cuidados são relacionados ao sol, principalmente, à radiação solar para outras questões que possam aparecer e, às vezes, uma hidratação melhor da pele", afirma.

Condição é diferente de vitiligo

Apesar de ser muito confundido com vitiligo, as condições são diferentes. Segundo Ayala, nos dois casos ocorre a ausência de melanócitos na pele mas as causas não são as mesmas.

"Acontece que, no vitiligo, a pessoa pode desenvolver em qualquer momento da vida, não vem desde o nascimento. E ocorre em qualquer região do corpo, na face, não especificamente na região central. E ocorre que os nossos anticorpos atacam os melanócitos e destroem eles, e isso é associado sempre com uma outra doença autoimune, como o hipotireoidismo, por exemplo", explica a médica.

Preconceito

Como o piebaldismo é raro, Pamella conta que enfrentou preconceito na infância, mas com ajuda da mãe aprendeu a falar da própria condição com naturalidade e segurança.

"Tem o olhar maldoso, o olhar de preconceito, e tem o olhar curioso também. Então, acho que a gente não tem que levar sempre para o mau olhar, a gente tem que levar para uma curiosidade, porque o ser humano, ele é curioso. A minha mãe sempre me tratou muito natural, e ela fazia eu explicar o que eu tinha. Era quando alguém perguntava, 'o que é isso'? Ela fazia, 'filha, explica o que você tem, fala o que você é'. Então, eu acho que isso me trouxe naturalidade, me trouxe uma certa segurança para explicar o que eu tinha", conta.

Hoje, Pamella diz que espera ensinar o mesmo para a filha Vitória.

"É muito mais sobre amor próprio do que o próprio piebaldismo. Então, é isso que eu quero transmitir para minha filha, para ela ser feliz da maneira que Deus criou, e a gente tem aqui as manchinhas do amor", afirma.

Piebaldismo não é doença e não precisa de tratamento, mas exige cuidados com a pele.

Reprodução EPTV

Pamella e a filha, Vitória, têm piebaldismo, condição genética rara que provoca alteração no pigmento da pele.

Reprodução EPTV

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Veja mais notícias da região no g1 Campinas


Fonte da notícia:
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/04/18/entenda-o-piebaldismo-condicao-rara-que-altera-pigmentacao-da-pele-e-pode-ser-confundida-com-vitiligo.ghtml

Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03

Copyright (c) 2025 - Rádio Autentica - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD